RESPONSÁVEL PELA PASTA:
Yoná Patrícia Alves do Nascimento

CONTATO / ENDEREÇO:

R. Dr. Afonso Pena, 228, Canhotinho - PE, 55420-000
Telefone: (81) 4042-9479
E-mail: saude@canhotinho.pe.gov.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a Sexta de 08:00 às 13:00


Órgão responsável de nível de direção, de natureza substantiva, com fim de programar, executar e supervisionar, no Município, as ações de saúde como um direito, com base nos princípios da integralidade da assistência, universidade, equidade, resolutividade, intersetorialidade e humanização do atendimento e participação.

VISUALIZAR ORGANOGRAMA - Clique Aqui 

COMPETÊNCIA GERAL

  1. Estabelecer a política de saúde do município;

  2. Elaborar, executar e avaliar o Plano Municipal de Saúde;

  3. Articular e integrar os setores públicos e entidades comunitárias para o desenvolvimento de programas de saúde permanentes e especiais, voltados para prevenção e tratamento das doenças;

  4. Desenvolver mecanismos de controle e avaliação da atenção básica.

GABARITO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTA: Quais são os casos em que se deve acionar o SAMU?
RESPOSTA: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), deve ser acionado nos seguintes casos: acidentes/traumas com vítimas; choque elétrico; problemas cardiorrespiratórios; afogamentos; intoxicação ou queimaduras graves; trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com produtos perigosos; outras situações consideradas de urgência ou emergência.

PERGUNTA: Como ser doador de Órgãos?
RESPOSTA: No Brasil, ser maior de 18 anos, ter condições adequadas de saúde e ser avaliado por um médico para realização de exames. Para ser um doador em vida, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador. Para ser um doador após a morte, o transplante só acontece com a autorização de um familiar do doador. Por isso é fundamental falar com a família sobre o desejo da doação, a doação de órgãos só acontece após autorização por escrito de familiar.

PERGUNTA: O que é preciso para doar sangue?
RESPOSTA:
   - Estar em boas condições de saúde;
   - Apresentar documento oficial de identidade com foto;
   - Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
   - Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas;
   - O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
   - Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
   - Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
   - Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  - Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;

PERGUNTA: Telefone do Hospital Municipal Antônia Alves de Melo?
RESPOSTA: (81) 40429479 RAMAL 01

PERGUNTA: Quais são os serviços oferecidos no NASF?
RESPOSTA: O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) municipal está implantado com o objetivo de apoiar diagnosticamente, visando a redução da morbimortalidade materna e infantil e morbidade física e mental, além de reabilitação e recuperação dos mesmos, desenvolve ações de promoção, prevenção e recuperação à saúde em parceria com a Estratégia de Saúde da Família e Academia da Saúde, contemplando os programas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde Mental e promoção de ações de recuperação, controle e prevenção de Deficiências Físico Psíquico e Motora, serviços ofertados aos usuários munícipes.

PERGUNTA: O Hospital dispõe de quais atendimentos?
RESPOSTA: O Hospital Municipal Antônia Alves de Melo dispõe de internamentos nas especialidades de clínica médica, obstétrica, pediátrica e cirúrgica, tendo capacidade para 80 internamentos/mês, dispõe ainda de cirurgia geral, gástrica, ginecológica, obstétrica e pequenos procedimentos de caráter cirúrgico, além de 02 ambulatórios de cirurgias.

PERGUNTA: Quais exames são oferecidos no Laboratório do Município?
RESPOSTA: No Serviço Especial de Saúde Pública (SESP – Laboratório Municipal) é realizado exames laboratoriais diversos, inclusive sorologias e pesquisas de BK, oferecendo resultados para doenças endêmicas no município como esquistossomose, tuberculose, hanseníase, dengue, entre outros.

PERGUNTA: Qual a finalidade do CAPS?
RESPOSTA: Os Profissionais da Saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), captam os pacientes com o perfil para CAPS junto às Equipes de Saúde da Família, realizando matriciamento e conduzindo grupos terapêuticos reintegrando o paciente e família na sociedade. Nele são ofertados os serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

PERGUNTA: Qual o papel do Conselho de Saúde?
RESPOSTA: Atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, fiscalizando, acompanhando e monitorando as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. Além disso, O conselho Municipal de Saúde, discute, elaborar e aprovar propostas de operacionalização das diretrizes aprovadas pelas Conferências de Saúde. Procede à revisão periódica dos Planos de Saúde, propondo critérios para programação e execução financeira e orçamentária do Fundo de Saúde e acompanha movimentação e destinação dos recursos.

PERGUNTA: Quando é indicado procurar o setor de Raio X Municipal?
RESPOSTA: A tecnologia do Raio X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com grande facilidade, ossos quebrados, cavidades, além de tornar possível o diagnóstico de várias doenças, analisando áreas com dor ou desconforto, monitorando a progressão de uma doença diagnosticada como osteoporose, fraturas, tumores, entre outros.